LIVROS BÍBLICOS PARTE 1

 

OS  LIVROS   DO  VELHO  TESTAMENTO

 

Qual o significado de cada livro contido na bíblia?

SUB-DIVISÕES DA BÍBLIA 

A)   OS 39 LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO 

 

PARTE  1

 

 

1-    Gênesis = Significa “origem” e conta a história da criação do mundo, o princípio da raça humana e a fundação da nação hebraica. Tem 50 capítulos.  

2-    Êxodo = Significa “saída” e descreve a saída do povo hebreu de sua escravidão no Egito, os milagres de Deus para preservação desse povo e aliança do Senhor com tal nação. Tem 40 capítulos. 

3-    Levítico = esta nomenclatura procede do nome do 3º filho de Jacó e Lia, o qual se chamava Levi. Os descendentes de Levi foram denominados de Livitas e escolhidos para cuidar do Tabernáculo e do sacerdócio judaico. O livro relata as leis que deveriam governar as diversas facetas da nação hebraica. Tem 27 capítulos. 

4-    Números = O título vem do fato do livro narrar dois recenseamentos realizados em Israel. Conta e história da viagem deste povo à terra prometida. Tem 36 capítulos.

5-    Deuteronômio = significa “repetição da lei” e descreve as leis que deveriam governar a nação hebraica. Tem 34 capítulos. 

6-    Josué = Josué foi o líder dos israelitas depois de Moisés. Cota a história da conquista da terra prometida. Tem 24 capítulos. 

7-    Juízes = Recebe este nome em função dos 13 juízes que Deus estabeleceu para dirigir o povo de Israel. Narra os 300 primeiros anos na terra prometida. Tem 21 capítulos. 

8-    Rute = Nome da mulher de grande fidelidade para com Deus. Conta os primórdios da família messiânica de Davi. Tem 4 capítulos. 

9-    I e II Samuel = Levam o nome do profeta e Juiz Samuel, narra a história da organização do reino e do reinado de Davi. Tem 31 e 24 capítulos respectivamente.

10- I e II Reis = Contam a história dos reis de Judá e Israel. Tem 22 e 25 capítulos respectivamente. 

11- I e II Crônicas = Significam “ Diários”. Narram os aspectos eclesiásticos e sacerdotais do reino de Ajuda. Tem 29 e 36 capítulos respectivamente. 

12- Esdras = Leva o nome do escriba e sacerdote Esdras. Descreve a volta do cativeiro babilônico. Tem 10 capítulos. 

13- Neemias = Conta a história da reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Tem 13 capítulos.